Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Freepik
Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil na primeira semana de setembro e uma onda de calor deve começar a afetar o país já na segunda-feira (2). A informação é do Climatempo. Segundo os meteorologistas, as ondas de calor nesta época do ano são normais, mas elas têm se intensificado nos últimos anos.
Desta vez, a previsão indica que o período quente será maior. Em algumas regiões do país, o calor pode persistir até a segunda quinzena do mês.
Ainda de acordo com o Climatempo, a primeira frente fria de setembro deve avançar no país somente a partir do dia 19, reduzindo o calor em alguns estados. Até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices de umidade relativa do ar abaixo de 12% em locais como sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
Semana de tempo seco em BH
Nessa quinta-feira (29), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade para a capital mineira, válido até a próxima quarta-feira (4). Segundo o aviso, os índices de umidade relativa do ar devem ficar em torno de 15% à tarde.