Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma nova frente fria chega ao Brasil neste fim de semana e deve quebrar o ciclo de calor intenso que predomina desde o final de fevereiro. Segundo a Climatempo, o sistema vai trazer alívio para diversas regiões, derrubando as temperaturas e trazendo chuva. O impacto em Minas Gerais, no entanto, tende a ser menor.
A frente fria começa a atuar na noite de sábado (8), inicialmente no Rio Grande do Sul. Depois, avança em direção à região Sudeste, onde os efeitos começam a ser sentidos a partir de segunda-feira (10).
Ainda de acordo com a Climatempo, além da redução dos termômetros, o risco de temporais aumenta por causa do contraste térmico entre a massa de ar quente e o ar frio. Esse choque favorece a formação de nuvens carregadas, podendo provocar raios e rajadas de vento.
Alívio momentâneo
O avanço do ar polar entre os dias 10 e 13 de março será determinante para a mudança no padrão atmosférico no Brasil. A mudança tende a ser mais significativa no Rio Grande do Sul.
Já no Sudeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o impacto será pequeno, com variações menores. “As temperaturas continuarão elevadas, e qualquer resfriamento será passageiro, sem mudanças expressivas na sensação térmica”, informa a empresa de meteorologia.