Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O mutirão de renegociação de dívidas realizado por bancos e financeiras termina na próxima sexta-feira (31). A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.

Os clientes podem negociar suas dívidas diretamente com bancos e financeiras, por meio de seus canais oficiais na internet, telefone e agências físicas, ou então pelo portal consumidor.gov.br. Caso o interessado opte pela negociação no site, é necessário possuir senha da plataforma gov.br nível prata ou ouro para acessar o portal.

A negociação é possível para quem possui dívidas com cartão de crédito, empréstimo consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades, com exceção dos contratos que possuem bens como garantia, como veículos, imóveis e outros.

O mutirão não está disponível para quem tem as parcelas em dia e pretende refinanciar o montante que ainda falta pagar.

Dados de um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizado em janeiro deste ano, mostram que cerca de 65 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso.