Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou nessa quarta-feira (25) a ativação da tecnologia 5G para 78 municípios próximos a capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes. Na Grande BH, os municípios contemplados pela autorização foram Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sarzedo.

O 5G é uma evolução da atual conexão 4G de internet móvel. A expectativa é de mais velocidade e conexões mais estáveis. Além dos municípios da Região Metropolitana, outras cidades mineiras que estão autorizadas a implantar a tecnologia são Chácara, Coronel Pacheco, Igarapé, Mário Campos, Matias Barbosa e São Joaquim de Bicas.

A Anatel destaca que a liberação da faixa “não significa que as redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades”. A oferta do serviço é opcional para as operadoras de telecomunicações, já que o prazo para implantação obrigatória do 5G em capitais, cidades com mais de 500 mil habitantes e no Distrito Federal termina somente em 2025.

A agência espera liberar mais 160 cidades para antecipação do 5G até o fim deste semestre.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.