Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Vatican News/Reprodução
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos. A informação foi divulgada pelo Vaticano. Segundo comunicado do Cardeal Kevin Farrell, a morte ocorreu às 7h35, pelo horário local, 2h35 no horário de Brasília.
Nascido em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano da história e comandou a Igreja Católica por 12 anos.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino”, diz um trecho do comunicado.
Até a publicação desta reportagem, o Vaticano ainda não havia divulgado os detalhes sobre o funeral do papa Francisco. Segundo o portal Vatican News, ele solicitou que os ritos fúnebres fossem simplificados.
Francisco foi internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro deste ano, após sofrer uma crise de bronquite. O estado de saúde piorou gradualmente até ele ser diagnosticado com uma pneumonia bilateral, que afetou os dois pulmões.
O pontífice passou 38 dias hospitalizado e retornou ao Vaticano no dia 23 de março para seguir com os tratamentos.
À frente da Igreja Católica por pouco mais de uma década, Francisco foi o papa número 266. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, cerca de 1 mês após o anúncio da renúncia de Bento XVI.