Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Arquidiocese de BH/Divulgação
A Arquidiocese de Belo Horizonte marcou para esta segunda-feira (21) uma missa em memória do papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos. A celebração será às 19h, na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, em Venda Nova.
A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. Mais cedo, ele lamentou a morte do pontífice em mensagem oficial e classificou a herança deixada por Francisco como um “tesouro inesgotável”.
Veja a íntegra da manifestação do arcebispo:
“Recebemos, com grande pesar, a notícia da morte do Papa Francisco. Nosso pesar profundo é iluminado pela luz da ressurreição de Cristo, a certeza da vida plena. Professamos a nossa fé em Cristo ressuscitado e a certeza do Papa Francisco presente em Deus, recebendo grande recompensa por tudo aquilo que realizou como pastor na Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro. Deus o recompense por tudo. O Papa deixa um legado importantíssimo para a nossa Igreja. Uma igreja chamada a ser presença no coração do mundo contemporâneo para abri-lo a novos rumos. Louvamos a Deus pelo ministério do Papa Francisco, particularmente como pastor na Igreja, sucessor do apóstolo Pedro. Sua herança é um tesouro inesgotável. Deixa-nos, portanto, uma herança para darmos continuidade a um caminho: a Igreja respondendo aos desafios do tempo atual. Deus seja louvado pelo Papa Francisco e o nosso pesar se transforme em gratidão e reverência, sobretudo em compromisso com o caminho de uma Igreja em saída, missionária, de comunhão, participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo, e sejamos fiéis ao caminho que ele nos apontou e aos horizontes que ele nos desenhou.
Descanse em paz, Papa Francisco, agradecidos que somos por tudo e nosso caminho seja fecundado por suas preces e intercessão junto de Deus.“