Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Pedro Oliveira/Metrô BH
A empresa Metrô BH, responsável pelo transporte sobre trilhos em Belo Horizonte e Região Metropolitana, informou nesta terça-feira (2) que os trens irão circular com intervalos de 28 minutos no próximo fim de semana para avanço das obras no sistema. O tempo de espera de quase meia hora será praticado das 5h15 às 23h no sábado (6) e das 5h15 às 17h no domingo (7).
No mesmo período, o metrô irá operar em uma só via nas estações Minas Shopping, José Cândido, Santa Inês e Horto Florestal. A empresa orienta que os usuários observem o sentido dos trens antes de embarcar. As mudanças serão informadas em formato visual e sonoro, de acordo com a concessionária.
As obras a serem executadas envolvem a substituição de cabos de alta tensão na rede de alimentação elétrica dos trens. Os trabalhos na rede aérea vem sendo realizados desde novembro de 2023 e a previsão de conclusão é em março de 2026. Já as obras na via permanente devem terminar em março de 2027.
Tarifa mais cara
Nessa segunda-feira (1°), entrou em vigor o aumento de 3,77% na tarifa de embarque do metrô, que subiu de R$ 5,30 para R$ 5,50. O aumento foi anunciado na última quinta-feira (29), em resolução publicada no Diário Oficial do Estado.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o reajuste está previsto no contrato de concessão do transporte, assinado em 2023, e corresponde à inflação acumulada entre março de 2023 e março de 2024.