Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: UEMG/Divulgação
Candidatos interessados em concorrer a uma das 3,3 mil vagas reservadas para o Programa de Cotas da UEMG (Procan), para o Programa de Inclusão Regional, ou que desejam solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular, têm até a próxima segunda-feira (13) para concluir o processo de inscrição.
A UEMG reserva 50% do total de vagas oferecidas anualmente para o Programa de Cotas (Procan), que tem seis categorias: Pessoas negras (1.250 vagas), população quilombola (166 vagas), indígenas (166 vagas), ciganos (162 vagas), estudante ou egresso de escola pública (945 vagas) e pessoa com deficiência (319 vagas).
Candidatos residentes em Minas Gerais, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas sediadas no estado, podem concorrer a uma das 319 vagas reservadas ao Programa de Inclusão Regional.
Neste ano, o valor da taxa de inscrição é de R$ 80, no entanto, pessoas de baixa renda, ou que estuda ou tenha cursado todo o ensino médio em escola pública, pode solicitar a isenção do valor da taxa. O prazo também se encerra no dia 13 de novembro.
Para conhecer os critérios de enquadramento e documentos necessários para concorrer para cada categoria, consulte o edital do Vestibular UEMG 2024, disponível no site da universidade.
As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro, em 17 municípios. Serão 48 questões objetivas sobre os conteúdos das disciplinas correntes do Ensino Médio e uma questão de redação. A empresa MS Concursos será responsável pela operacionalização de todo o processo seletivo.
Sobre a Uemg
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública presente em 19 municípios mineiros, com 54 cursos de graduação. Tem sede na capital do estado e conta com Unidades Acadêmicas em mais 15 cidades. Sua comunidade é formada por mais de 23 mil pessoas, dentre estudantes, docentes e servidores administrativos.
Além do vestibular próprio, oferece vagas também por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
(Com informações da Agência Minas)