Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Mapa/Divulgação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta terça-feira (22) uma lista com 12 marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para consumo. Segundo a pasta, fiscalizações recentes apontaram a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos, o que pode comprometer a segurança e a qualidade.
“Os produtos também representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos”, informa o órgão.
Consumidores que adquiriram as marcas informadas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Confira a lista de marcas desclassificadas:
- Grego Santorini
- La Ventosa
- Alonso
- Quintas D’Oliveira
- Olivas Del Tango
- Vila Real
- Quinta de Aveiro
- Vincenzo
- Don Alejandro
- Almazara
- Escarpas das Oliveiras
- Garcia Torres.
Ainda de acordo com o Ministério, algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
As fiscalizações e coletas de amostras foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
A lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa pode ser consultada aqui.