Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM*
Foto: Seinfra/Arquivo

O Governo de Minas assinou nessa segunda-feira (2), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, um acordo para compra de 600 novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a gestão estadual, a aquisição vai renovar cerca de 25% da frota total até 2025. A previsão é que os primeiros veículos comecem a ser entregues ainda em 2024.

Serão destinados integralmente R$ 382 milhões para a compra dos novos ônibus, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo, em função dos impactos causados pela pandemia. Os valores investidos fazem parte dos rendimentos do recurso do Acordo de Reparação ao rompimento da barragem em Brumadinho. 

Além dos 600 novos veículos, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumem o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025. Com a entrada dos novos veículos em operação, haverá redução da idade média da frota, passando dos atuais 11 anos para 6 anos até o final de 2025.

*Com informações da Agência Minas