Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Reprodução/Vatican News
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) os detalhes do funeral do papa Francisco, que morreu ontem aos 88 anos. A cerimônia na Basílica de São Pedro, em Roma, será no sábado (26), às 5h, horário de Brasília.
O corpo será levado nesta quarta-feira (23) ao local para que o pontífice receba as últimas homenagens dos fiéis. Antes de morrer, Francisco aprovou uma reforma que simplificou os rituais funerários de papas. A causa da morte foi revelada nessa segunda-feira (21) pelo Vaticano.
Cronograma de cerimônias
Quarta-feira (23)
O traslado do caixão da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro está marcado para às 9h (horário local), 4h em Brasília. A condução da urna será precedida por uma oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Após uma procissão, o caixão do papa será aberto para visitação pública.
Sábado (26)
A partir das 10h (horário local), 5h em Brasília, será celebrada uma missa que marca o primeiro dos nove dias de luto em memória do papa. A celebração será no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão as despedidas solenes que marcam o encerramento das cerimônias fúnebres. Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Diversos chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já confirmaram presença no funeral de Francisco.
*Com informações do portal Vatican News