Por: Jornalismo Light FM
Foto: Robert Leal/TJMG/Divulgação
O prédio do Fórum Lafayette, localizado no Barro Preto, região Centro-sul de Belo Horizonte, será totalmente fechado para reformas a partir desta quinta-feira (13). O espaço foi inaugurado em 1980 e é considerado o maior fórum do estado. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, essa é a primeira reforma de grande porte no prédio. As obras devem durar mais de dois anos.
Devido às intervenções, diversos setores do fórum já estão funcionando em outros endereços de Belo Horizonte, especialmente no prédio da Avenida Augusto de Lima, 1.234, no Barro Preto. No local, segundo o TJMG, foram instaladas as varas criminais e de família, além dos tribunais do júri da capital.
Confira os endereços das demais unidades:
- Juizados Especiais: Setor de Atermação: Avenida Francisco Sales, 1.446, Santa Efigênia
- Vara Cível da Infância e da Juventude: Rua Jaceguai, 208 / 5º andar, Prado
- Centro de Reconhecimento de Paternidade CRP: Av. Afonso Pena, nº 2300 / 9º andar, Centro
- Vara de Registros Públicos: Av. Afonso Pena, nº 2300 / 9º andar, Centro
- 1ª e 2ª varas de Sucessões e Ausências: Avenida Afonso Pena 2.300 / 7º andar
- 3ª e 4ª varas de Sucessões e Ausências: Avenida Afonso Pena 2.300 / 8º andar
- Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente de Trabalho: Avenida Afonso Pena 2.300 / 9º andar, Centro
O que será feito
No espaço será dado novo layout às varas, celas, salões de júris, instalações hidráulicas, elétricas e de telecomunicações, iluminação de LED, substituição completa de pisos e forros, além de um sistema de ar-condicionado central.
Ainda de acordo com o TJMG, a reforma também prevê revitalização da fachada, do gradil e do passeio, melhoria do espaço de convivência no pátio central do prédio, revitalização da galeria de arte, novo acesso aos réus encarcerados, instalação de nova guarita, novas saídas de emergência, controle de acesso setorizado e acréscimo de pontos de circuito fechado de TV.
Comemorações
A partir das 18h30 desta quinta-feira (13), será feita uma homenagem aos servidores, antigos magistrados, promotor de Justiça, defensor público e advogado que ainda atuam no Fórum Lafayette. O evento é coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, juntamente com a direção do Foro de Belo Horizonte e o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado.
A programação ainda inclui apresentação da Orquestra Jovem do TJMG, projeção de imagens que contam a história do prédio e um passeio ciclístico pela região do Barro Preto e Centro, com saída prevista para às 19h do pátio central do Fórum Lafayette.