Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão se vacinar neste feriado de Finados. Nesta quinta-feira (2), o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e a Carreta da Inclusão Digital, que funciona como ponto extra de vacinação no Barreiro, estarão abertos para vacinar a população, das 8h às 17h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, a PBH quer garantir que não falte oportunidade para pais e responsáveis levarem seus filhos às unidades de saúde. De acordo com o secretário, é de extrema importância que a caderneta de vacinação esteja atualizada, por isso a Prefeitura vai disponibilizar, além das doses, equipes treinadas para avaliar a situação vacinal e ofertar mais saúde para a população.
Veja abaixo a lista dos 18 imunizantes ofertados e os endereços completos dos locais de vacinação durante o feriado (02):
REGIONAL BARREIRO
- Carreta de Inclusão Digital
Av. Senador Levindo Coelho, 2.280 – Vale do Jatobá
REGIONAL CENTRO-SUL
- Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro
- Serviço de Atenção à Saúde dos Viajantes
R. Paraíba, 890 – Funcionários
Vacinas disponíveis:
- Rotavírus;
- Meningocócica C;
- Pneumocócica 10;
- Hepatite B;
- Pentavalente;
- Pólio inativada;
- Pólio oral;
- BCG (exclusivamente nos centros de saúde de referência);
- Febre amarela;
- Hepatite A;
- DTP;
- Meningocócica ACWY;
- HPV;
- Tríplice viral;
- Dupla adulto;
- Tríplice bacteriana adulto;
- Gripe;
- Covid-19 dose monovalente (para o público de 6 meses a 14 anos completos) e dose bivalente (para adolescentes entre 12 e 14 anos com comorbidades).
Já na sexta-feira (3), mesmo com o decreto de ponto facultativo, a Prefeitura vai abrir nove centros de saúde, sendo um por regional, para dar continuidade à Campanha de Multivacinação. As unidades funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a aplicação de doses. Os locais que estarão abertos estão disponíveis no portal da Prefeitura.
É importante lembrar que as doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.
(Com informações da PBH)