Skip to main content

Por: André Luís Monteiro Jornalismo/Light FM
Foto: Renata Duarte/CCBB Divulgação

Belo Horizonte recebe a partir desta quarta-feira (26) a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, sobre a obra do cartunista criador de personagens de histórias como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. Considerado um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, Ziraldo morreu em abril deste ano, aos 91 anos.

A mostra ficará instalada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) até o dia 9 de setembro. A entrada é gratuita.

Segundo a organização, a exposição convida o público a uma experiência participativa e sensorial. Os visitantes poderão interagir com as obras ao contracenar com desenhos, caçar palavras cromáticas, brincar de esconde-esconde com a Turma do Pererê e até emitir sons com os pés em um piso apropriado. A curadoria da mostra é de Adriana Lins e Daniela Thomas.

A exposição ocorre nas Galerias do Térreo e na Área Externa do CCBB. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do espaço ou no site do centro cultural. Os bilhetes são disponibilizados semanalmente, às quartas-feiras. Crianças menores de 5 anos não precisam apresentá-los.

Sobre Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, se mudando para o Rio de Janeiro aos 7 anos. Foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista, advogado e jornalista brasileiro.

Apesar da formação em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais, construiu uma carreira importante como desenhista, escritor, apresentador e jornalista. Foi o criador de personagens famosos como o “Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê”, entre outros, e foi um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis de seu tempo.

Recebeu diferentes premiações, como o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com “O Menino Maluquinho”, e novamente em 2012, com “Os Meninos do Espaço”.

Ziraldo foi pai de três filhos: a cineasta Daniela Thomas, o compositor Antonio Pinto e a diretora de teatro Fabrízia Alves Pinto. Faleceu em sua residência no estado do Rio de Janeiro, Lagoa Rodrigo de Freitas, em 6 de abril de 2024, aos 91 anos.

Serviço

Exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”
Quando: 26 de junho a 9 de setembro
Local: Galerias do Térreo e Área Externa – CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG)
Funcionamento: quarta a segunda-feira, das 10h às 22h
Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural.