Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A partir de hoje, produtoras deverão oferecer hidratação gratuita nos eventos realizados em Belo Horizonte. Caso contrário, deverá ser permitida ao público frequentador a entrada livre com garrafa de água nesses locais.
A nova lei foi publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do município. O projeto foi proposto após a morte da estudante de psicologia Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos. A jovem passou mal durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro deste ano. O laudo de necropsia comprovou que a vítima teve uma exaustão térmica causada pelo calor. Na ocasião, o Rio de Janeiro enfrentava uma temperatura acima dos 40ºC.
Em agosto, o Governo Federal também publicou uma portaria obrigando grandes eventos, assim como jogos de futebol, a fornecerem água potável gratuita para o público até o fim do ano. O principal motivo da decisão é a onda de calor e a baixa umidade que atingem o país.
Além do acesso à água potável, a portaria estabele ainda que os eventos deverão contar com a disposição adequada de pontos de venda de alimentos e de bebidas, além de facilitar o resgate de pessoas em situações de emergência.