Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Foi aprovada na madrugada desta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dispensa a necessidade de consulta popular para a privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O texto foi enviado pelo governador Romeu Zema (Novo) e abre caminho para a venda da estatal, que será tratada por meio de projeto específico.

A Reunião Extraordinária para votar a PEC começou às 18h dessa quinta-feira (23) e se estendeu até às 4h30 desta sexta (24). Após um longo processo de obstrução por parte da oposição ao governo, a matéria recebeu 52 votos favoráveis 18 contrários.

O texto derruba a exigência de referendo popular para venda da Copasa, desde que os recursos sejam usados para o abatimento da dívida de Minas Gerais com a União, como parte do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). 

Com a aprovação da PEC do referendo em 1° turno, a proposta agora volta a tramitar na Comissão Especial antes de retornar ao plenário da Assembleia para votação definitiva.  

*Com informações da ALMG

Capa da música Plataforma Light FM 103.9