Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto:
Reprodução

Em decreto publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Município (DOM), a Prefeitura de Belo Horizonte autoriza e regulamenta a entrada e permanência de animais de estimação em estabelecimentos da capital. Os animais devem estar acompanhados dos tutores.

A nova regra revoga a determinação anterior, de 1987, que proibia a presença dos bichos nesses locais. Segundo o texto, cães e gatos poderão, a partir de agora, entrar e circular em restaurantes, bares, padarias ou outros comércios, a critério do estabelecimento.

A norma somente não autoriza a entrada dos animais em espaços de fabricação e manipulação de alimentos, como a cozinha dos restaurantes.

De acordo com a PBH, os pets deverão estar vermifugados e imunizados com a vacina antirrábica. Será obrigatório o uso de coleiras ou guias, além de focinheira, quando necessário. Os gatos poderão entrar fora da caixa de transporte.

Os estabelecimentos que aceitarem a presença dos animais devem exibir na fachada o selo “Pet Friendly”, instituído pela Lei Municipal sancionada em janeiro deste ano.