Skip to main content

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Júlia Lanari/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou a programação dos Blocos de Rua que vão desfilar pela cidade no pré-carnaval da capital mineira, que vai de 31 de janeiro a 13 de fevereiro. Para esta edição, são esperados no período mais de 200 cortejos, a serem realizados pelas dez regionais do município. Confira a programação acessando o Portal Belo Horizonte. É importante lembrar que a grade de eventos segue em constante atualização.

“O pré-carnaval de Belo Horizonte conta com uma programação ampla e diversa, que traduz a essência plural da nossa festa e o compromisso com a descentralização. Os desfiles se espalham por todas as regionais da cidade, consolidando BH como uma das principais referências do Carnaval de rua no país, impulsionada pela força da cultura popular e pelo trabalho dos agentes que constroem essa celebração. A Prefeitura de Belo Horizonte, sob a gestão do prefeito Álvaro Damião, reforça o apoio aos blocos de rua, oferecendo a estrutura necessária para a realização dos desfiles e para a redução dos impactos de um evento dessa dimensão”, destaca Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.

Fortalecendo a descentralização da festa, o pré-carnaval de Belo Horizonte tem, até o momento, 225 blocos confirmados, com cortejos previstos a serem realizados em todas as regionais, sendo 71 na região Centro-Sul; 30 na Leste; 27 na Noroeste; 23 na Nordeste; 21 na Pampulha; 15 no Hipercentro; 13 na regional Oeste; 14 na Norte; 5 no Barreiro e 6 blocos previstos para se apresentarem em Venda Nova.

Para a folia de 2026, haverá uma gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto na produção do Carnaval de Belo Horizonte. A partir de 31 de janeiro, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade.

*com informações da PBH

Capa da música Plataforma Light FM 103.9