Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (22) as inscrições para a edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa oferece vagas em instituições federais de ensino por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de janeiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Sisu candidatos que participaram do Enem 2023 e não zeraram a redação. Também é necessário não ter realizado o Enem na condição de treineiro (quando o candidato que ainda não concluiu o ensino médio participa do exame para fins de autoavaliação).
Resultado
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único. Segundo o Ministério da Educação, a seleção será em etapa única, com vagas para o primeiro e segundo semestres. Neste caso, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes. O prazo para manifestar interesse na lista começa no dia 30 de janeiro e vai até 7 de fevereiro pelo site do programa.
Número de vagas
Para esta edição do programa, o Ministério da Educação informou que disponibilizou 264,1 mil vagas, em 6.827 cursos de graduação. 127 instituições de ensino superior de todo o Brasil aderiram ao programa.
Uma das novidades do Sisu 2024 é a mudança nas diretrizes da Lei de Cotas. A partir deste ano, todos os candidatos serão classificados conforme o desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, está prevista a reserva de vagas ofertadas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.