Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Inmet/Divulgação
Os termômetros em Belo Horizonte podem atingir 34°C nesta terça-feira (21), segundo previsão atualizada pela Defesa Civil. Caso a estimativa se confirme, hoje será o quinto dia consecutivo de recorde de altas temperaturas.
Nessa última segunda-feira (20), a capital registrou o dia mais quente de 2025 até o momento, com 33,7 ºC. No domingo (19), os termômetros bateram 32,9°C. No sábado (18), a máxima verificada foi de 32,8°C e na sexta-feira (17), 32°C.
Segundo o órgão municipal, mesmo com o calor, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas típicas de verão, a partir da tarde.
Qual é o motivo de tanto calor no Sudeste?
De acordo com o Climatempo, as temperaturas subiram muito nos estados da região Sudeste no fim de semana. Máximas em torno dos 39°C foram observadas em áreas do litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
O aumento de temperatura, porém, não tem a ver com a onda de calor que afetou o Sul do país. No caso do Sudeste, o tempo quente é uma combinação de fatores. São eles: a diminuição da nebulosidade de chuva, ausência de ventos de origem polar e a atuação do fenômeno conhecido como aquecimento adiabático, que força a descida dos ventos pelas montanhas, causando o ar quente.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas acima de 30°C devem durar, pelo menos, até sábado (25) em Belo Horizonte.
Nesta quarta-feira (22), os termômetros variam entre 21°C e 33°C. Já na quinta (23) e na sexta-feira (24), as máximas previstas estão estimadas em 32°C, com mínimas em torno de 20°C.
No sábado, a mínima cai para 18°C, enquanto a máxima se mantém em 32°C.