Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Um ciclone extratropical irá se formar nesta quinta-feira (24) entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, seguindo rapidamente sobre o alto-mar até esta sexta-feira (25), já se afastando do Brasil. Segundo o Climatempo, o fenômeno não irá atingir a costa das regiões Sul e Sudeste, mas os ventos fortes devem ser sentidos nas duas regiões.
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, informou que trabalha com ações preventivas diante da possibilidade de chuva forte a partir de hoje, especialmente na parte Sul do estado.
Embora o ciclone não atue diretamente sobre Minas Gerais, a previsão é de tempestades até o próximo sábado (26) na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul e Oeste de minas, e em cidades da Zona da Mata e Vale do Rio Doce.
Na Grande BH, o volume acumulado de chuva pode chegar a 80 mm.
Recebimento de alertas
A Defesa Civil reforça que o estado de Minas Gerais é monitorado 24 horas por dia, com o objetivo de garantir a proteção da população.
O órgão incentiva os mineiros a se cadastrarem no sistema de alertas via SMS, que é gratuito e não requer acesso à internet.
Para receber os avisos meteorológicos no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199.
Confira as recomendações da Defesa Civil em caso de chuvas:
1) Não atravesse a enxurrada
2) Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
3) Não pare o veículo próximo a postes ou árvores
4) Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível
5) Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação
6) Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água
7) Não jogue lixo e entulho na rua, pois eles podem obstruir as redes de drenagem e entupir os bueiros
8) Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil