Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Claudio Rabelo/CMBH

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), promulgou a lei que cria na capital o Dia de Combate à Cristofobia, como é chamado o preconceito contra a fé cristã. A medida foi publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial do Município (DOM). A data será lembrada todos os anos no domingo de Páscoa.

A promulgação do ato por parte do legislativo ocorre após o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) não sancionar nem vetar a proposta no prazo estabelecido, como determina a Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte.

O projeto que deu origem à data comemorativa é do vereador Pablo Almeida (PL). Na justificativa, ele citou a existência de uma onda de abusos e ataques contra a fé cristã. “No Carnaval de 2025, um ato de desrespeito foi protagonizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que, por meio de sua rede social oficial no lnstagram, repostou um video de dois foliões — um fantasiado de Jesus e o outro de Diabo — se beijando. A atitude evidenciou a necessidade urgente de reflexão sobre os limites da liberdade de expressão e o respeito às crenças religiosas”, argumentou.

Capa da música Plataforma Light FM 103.9