Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A onda de calor que atua desde a semana passada sobre o Sudeste do Brasil já se expandiu para as regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste e vai continuar no país pelo menos até a próxima segunda-feira (24), segundo previsão da Climatempo.

Mesmo com a possibilidade de eventuais pancadas de chuva, a expectativa dos meteorologistas é que máximas em torno dos 40°C sejam registradas em vários locais do Sudeste até o fim desta semana.

Essa marca foi ultrapassada ontem (17) no Rio de Janeiro, que foi o estado mais quente do Brasil, com 41°C. Já o Sul de São Paulo registrou 40°C, enquanto no Espírito Santo os termômetros chegaram a 39°C, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como fica o calor em BH?

Para Belo Horizonte, a máxima prevista para esta terça-feira (18) está na casa dos 34°C, de acordo com a Climatempo e o Inmet. O pico de calor deve ser atingido entre 14h e 15h. Já a Defesa Civil Municipal prevê que a máxima não passe dos 33°C.

Caso o calor de 34°C se confirme, a capital pode ter hoje um dos dias mais quentes de 2025, já que essa mesma temperatura foi verificada nos dias 21 e 22 de janeiro, com 34,4°C e 34,3°C respectivamente.

Tempo seco

Além do calor, a capital mineira segue em alerta de tempo seco até a próxima sexta-feira (21). O aviso é da Defesa Civil. Nesse período, os índices de umidade relativa do ar ficam em torno de 30%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideais para a saúde níveis acima de 50%. Veja as recomendações:

  • Hidrate-se durante o dia; ⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
  • Evite frituras; ⠀
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Capa da música Plataforma Light FM 103.9