Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto: iStock/Getty Images

A Caixa Econômica Federal antecipou o pagamento das parcelas de novembro e dezembro dos auxílios Caminhoneiro e Taxista. A parcela de novembro será paga no dia 19 e a de dezembro no dia 10. Pelo calendário original, os benefícios seriam pagos nos dias 26 de novembro e 17 de dezembro.

Os auxílios serão pagos até o mês de dezembro deste ano e foram criados por emenda constitucional que criou estado de emergência em razão da alta do preço dos combustíveis.

Quem tem direito

Têm direito ao Auxílio Caminhoneiro os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até 31 de maio deste ano. Os profissionais deverão estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF válidos, entre outras exigências.

Já o Auxílio Taxista os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio. Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal.

Autodeclaração

Com as novas datas, o prazo para os caminhoneiros enviarem a autodeclaração também foi antecipado. O prazo para o envio dos dados para quem quiser receber a parcela de novembro passou do dia 14 para o dia 7 do mesmo mês. Para a parcela de dezembro, a data passou de 5 de dezembro para 28 de novembro.

Quem perdeu o prazo nos meses anteriores pode enviar os dados até 7 de novembro para ter direito ao benefício, mas só receberá a quinta e a sexta parcela. Quem enviar até 28 de novembro receberá apenas a última parcela.

A autodeclaração pode ser feita pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

*Com informações de Agência Brasil