Skip to main content

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Márcio Martins

A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste sábado mais um Dia D de prevenção ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A mobilização atende orientação do Ministério da Saúde e terá como foco a intensificação de vistorias em imóveis, ações que o município realiza de forma permanente, o ano todo. Durante as visitas, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão reforçar os riscos do acúmulo de água em locais e objetos que podem se tornar criadouros do mosquito.  

Também serão repassadas dicas sobre como eliminar os focos e, se necessário, será feita a aplicação de biolarvicidas. Em 2025 já foram realizadas mais de 3,7 milhões de ações em imóveis. Além da atuação dos agentes, a equipe do Mobiliza SUS participará das ações, repassando à população orientações educativas, de forma lúdica. 

De acordo com o resultado do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cerca de 88,8% dos focos estão em ambiente domiciliar. Por isso, é fundamental que a população intensifique os cuidados em casa. Com vistorias de cerca de 10 minutos por semana, as pessoas podem ajudar na prevenção. 

“O esforço dos agentes e da população tem contribuído com a prevenção, mas a participação da comunidade continua sendo indispensável. Este é o momento de reforçar as ações preventivas. Basta uma inspeção mais atenta em casa, onde está a maior parte dos focos do mosquito, para eliminar possíveis criadouros. A luta é coletiva e cada pessoa tem um papel essencial”, ressalta o diretor de Zoonoses, Eduardo Viana. 

Dicas para combater o Aedes aegypti 

– Eliminar os pratinhos das plantas;
– Conferir se caixas d’água, barris e tambores estão bem fechados;
– Armazenar pneus velhos em um lugar fechado ou levar para uma URPV;
– Lavar bem as vasilhas dos pets;
– Limpar ralos e canaletas de piso para não acumular água;
– Virar garrafas e potes vazios;
– Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
– Descartar corretamente materiais inservíveis, como embalagens e latas.

*Com informações da PBH

Capa da música Plataforma Light FM 103.9