Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para chuvas de 70 a 90 mm nesta quarta-feira (16) na capital. O volume previsto ultrapassa a média histórica esperada para todo o mês de abril, que é de 82,3 mm. O alerta é válido até às 8h desta quinta-feira (17).

Entre a madrugada e a manhã de hoje, diversas regionais da capital registraram chuvas moderadas, fortes ou extremamente fortes, de acordo com a Defesa Civil. O volume mais intenso foi verificado na região Nordeste, onde choveu 75,4 mm em apenas 3h, o que corresponde a 91,6% do esperado para abril (veja o balanço completo abaixo).

Primeiras ocorrências

Durante a chuva da manhã desta quarta-feira na capital, uma pessoa ficou ilhada em um carro no Anel Rodoviário, altura do bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha. Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi no sentido Vitória, em frente ao Shopping Del Rey. Quando os militares chegaram ao local, o nível da água já havia baixado. Ninguém se feriu.

No bairro Lagoinha, uma árvore de grande porte caiu sobre a rede elétrica na Rua Itapecerica. A queda deixou parte da fiação exposta e provocou pequenas explosões no transformador. Nenhuma pessoa ficou ferida. Segundo a BHTrans, a via foi interditada na altura da Rua Formiga. A área foi isolada.

Balanço parcial da chuva (últimas 3h até às 8h30 do dia 16 de abril)

Barreiro: 40,2 (48,8%)
Centro Sul: 41,2 (50,1%)
Hipercentro: 11,4 (13,9%)
Leste: 65,2 (79,2%)
Nordeste: 75,4 (91,6%)
Noroeste: 71,4 (86,8%)
Norte: 45,0 (54,7%)
Oeste: 49,4 (60,0%)
Pampulha: 72,8 88,5%)
Venda Nova: 63,4 (77,0%)

Média Climatológica ABRIL 82,3 mm
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH)

Recomendações durante as chuvas

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.