Por: Jornalismo Light FM
Foto: Reprodução/Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quinta-feira (2) o registro de uma nova vacina contra a dengue no Brasil. O imunizante Qdenga, da empresa Takeda Pharma, é indicado para pessoas entre 4 e 60 anos. A aplicação é por via subcutânea, semelhante às injeções de insulina, em um esquema de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.
Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da dengue, conferindo assim uma ampla proteção contra a enfermidade. Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina.
A concessão do registro permite a comercialização do produto em farmácias e laboratórios. A incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) depende do Ministério da Saúde. Outra vacina contra a dengue já aprovada no país, a Dengvaxia, só pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.