Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Adão de Souza/PBH

O prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião (União), toma posse oficialmente do cargo de prefeito nesta quinta-feira (3). A cerimônia está marcada pra às 9h na Câmara Municipal. O político já havia assumido a gestão do município de forma interina desde a internação de Fuad Noman (PSD), que morreu na última quarta-feira (26).

Após o ato solene de posse, Damião também irá participar da reunião especial de prestação de contas da prefeitura, referente a 2024. O rito está previsto na Lei Orgânica do Município, que estabelece que “anualmente, dentro de 60 dias do início da sessão legislativa, a Câmara receberá, em reunião especial, o prefeito, que informará, por meio de relatório, o estado em que se encontram os assuntos municipais”. 

Todos os vereadores poderão fazer considerações e questionamentos, aos quais caberá ao prefeito responder. 

Perfil

Álvaro Damião nasceu em Belo Horizonte, é jornalista, tem 54 anos e é pai de Giovanna Damião, Álvaro Damião Júnior e Kaique Oliveira.

Ele foi eleito vereador em 2016, pelo PSB, com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com o dobro de votos: 12.742, pelo União Brasil. Após dois mandatos, ele deixou a Câmara Municipal de Belo Horizonte no último dia 31 de dezembro.

Nas eleições de 2024, foi vice na chapa de Fuad Noman na candidatura à reeleição. Ambos foram eleitos no segundo turno, com 670.574 votos.