Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Pedro Oliveira/Metrô BH
O metrô de Belo Horizonte irá circular com intervalos mais longos entre as viagens por nove dias a partir deste sábado (10). Segundo a empresa Metrô BH, a intervenção vai até o dia 18 de agosto e é necessária para o avanço das obras do sistema.
Nos dias úteis, o tempo de espera será de 13 minutos nos horários de pico. Nesse período, os usuários precisarão desembarcar na Estação Central para seguir viagem na plataforma oposta. Nos demais horários, os trens terão intervalos de 18 minutos, mas a baldeação não será necessária.
Já aos sábados, domingos e no feriado municipal de 15 de agosto, o intervalo será de 20 minutos durante todo o dia.
A empresa destaca que, durante a operação especial, haverá comunicação visual e sonora informando as mudanças aos usuários.
Confira o esquema completo:
10 e 11 de agosto (sábado e domingo): intervalos de 20 minutos durante todo o dia;
12 a 14 de agosto (segunda a quarta-feira): intervalos de 13 minutos nos horários de pico, com baldeação na Estação Central, e 18 minutos nos demais horários, sem baldeação;
15 de agosto (quinta-feira de feriado): intervalos de 20 minutos durante todo o dia;
16 de agosto (sexta-feira): intervalos de 13 minutos nos horários de pico, com baldeação na Estação Central, e 18 minutos nos demais horários, sem baldeação;
17 e 18 de agosto (sábado e domingo): intervalos de 20 minutos durante todo o dia.
Horário habitual
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.