Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Belo Horizonte e outras 659 cidades de Minas Gerais começam a semana com mais um alerta de tempo seco. O comunicado renovado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) cita índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
O período mais crítico começa às 11h e vai até às 19h, com leve risco de incêndios florestais e à saúde respiratória. A orientação do instituto é que a população se hidrate e evite desgaste físico e exposição solar nas horas mais quentes e secas do dia.
Além da capital mineira e cidades da Região Metropolitana, estão sob alerta municípios das regiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Norte, Noroeste, Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.
No último sábado (27), Belo Horizonte completou a marca de 100 dias sem chuvas. Segundo a Defesa Civil Municipal, o último registro de precipitação na capital mineira ocorreu no dia 18 de abril.
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira:
Nesta segunda-feira (29) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado com baixa umidade relativa do ar, à tarde. A temperatura mínima foi de 15, °C, a máxima estimada é de 28 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 25% à tarde.
Na estação Cercadinho/INMET, a temperatura mínima foi 15,5 °C com sensação térmica de 6,6 °C, às 7h.
Na estação Pampulha/INMET, a temperatura mínima foi 17,8 °C com sensação térmica de 17,9 °C, às 7h.
No aeroporto da Pampulha, a temperatura mínima foi de 15 °C, às 6h.