*Por Thaís Azze | Jornalismo Light FM
*Foto: Renato do Val | COB
Festa que marca oficialmente o início dos Jogos vai acontecer, de forma inédita, em um dos símbolos da capital francesa: o rio Sena
A partir das 14h30 (de Brasília) desta sexta-feira (26), os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão estar oficialmente abertos. A cerimônia vai culminar na chama olímpica sendo acesa no Trocadero, local onde os elementos finais da cerimônia e os shows acontecerão. Toda a festa poderá ser vista na plataforma do Comitê Olímpico Internacional (COI) através do site (https://olympics.com/pt/live/). A transmissão será feita em inglês.
Pela primeira vez, a cerimônia de abertura não será realizada em um estádio convencional. Em vez disso, a organização optou por um cenário ao longo do rio Sena, que atravessa o coração da capital francesa. Este novo formato promete transformar o evento em um espetáculo único, integrando a cidade ao espírito olímpico e permitindo que mais pessoas possam assistir a abertura gratuitamente.
Serão 205 delegações em 85 barcos, cobrindo um percurso de 6 quilômetros. O Time Brasil terá a quarta maior delegação de sua história, com 274 integrantes.
Isaquias Queiroz, único brasileiro até hoje a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos, e Raquel Kochhann, uma das líderes da seleção feminina de rúgbi e recém-recuperada de um câncer, foram escolhidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para representarem a delegação como porta-bandeiras durante a cerimônia.
Quem optar pela narração em português terá as opções de acompanhar pela Globo, na tv aberta, pelo streaming do Globoplay e da Cazé TV, que também estará hospedado na Prime Vídeo, além dos canais Sportv, na tv por assinatura.