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Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A companhia aérea Azul informou nesta sexta-feira (19) que, devido ao apagão cibernético global verificado nesta manhã, o serviço de check-in digital de voos está indisponível. A empresa orienta que os clientes cheguem ao aeroporto com antecedência e admite possíveis atrasos nas viagens.

Já o grupo Latam informou que, até a publicação desta matéria, a operação não registrou impactos. A companhia recomenda, no entanto, que os passageiros verifiquem o status dos voos pela internet como medida de precaução.

O que aconteceu

Segundo a Agência Reuters, a pane global teria sido causada por uma atualização de um software da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetando serviços da Microsoft. No início desta manhã, foram registradas ao redor do mundo diversas paralisações de voos, quedas no sinal de emissoras de televisão, além de instabilidades em aplicativos bancários e serviços de assistência médica.

Em comunicado, a Microsoft afirmou que o problema foi corrigido, mas o impacto residual dos problemas de segurança cibernética continua afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse por meio da rede social X, antigo Twitter, que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”. Segundo Kurtz, a falha não é um incidente de segurança ou ataque cibernético.

Bancos e empresas de serviços financeiros da Austrália, Índia e Alemanha alertaram os clientes sobre interrupções e comerciantes em todos os mercados falaram de problemas na execução de transações, ainda de acordo com a Reuters. Na Grã-Bretanha, a Sky News, uma das principais emissoras de notícias ficou fora do ar.

Impactos no Brasil

No Brasil, o impacto do apagão foi sentido pelo sistema bancário. Por volta das 7h desta sexta-feira (19), o site ‘Downdetector’, que reúne relatos de falhas na área da tecnologia, registrava instabilidades nos serviços dos bancos Bradesco, Next, Neon, Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil.

Por meio das redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou por volta das 8h que as operações nos aeroportos brasileiros não foram impactadas.

“Vamos continuar monitorando ao lado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, completou.