Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto:
Tomaz Silva/Agência Brasil

As operações financeiras envolvendo saque e depósito passarão a ser informadas aos clientes nos extratos de forma padrão a partir desta segunda-feira (8). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo é facilitar o entendimento da população. A iniciativa será implantada em outras operações futuramente.

A entidade explica que atualmente os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas para um mesmo tipo de operação financeira. A universalização das informações promete trazer mais compreensão ao cliente sobre a operação que foi realizada.

O que vai mudar

Pela nova nomenclatura, operações como depósito de cheque nos caixas eletrônicos (ATM) passarão a ser descritas no extrato com a abreviatura “DEP CHEQUE ATM”. No caso do saque, quando realizado em dinheiro em espécie por meio do cartão na agência, por exemplo, será impressa no extrato a informação “SAQUE DIN CARTAO AG”.

De acordo com a Febraban, a padronização pode ser útil para quem acessa contas de mais de uma instituição financeira. A consulta às novas nomenclaturas pode ser feita aqui.