Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto:
Pedro Oliveira/Metrô BH

A tarifa do metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana aumentará de R$ 5,30 para R$ 5,50 a partir da 0h da próxima segunda-feira (1°). O reajuste foi autorizado pelo Governo de Minas em resolução publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o aumento previsto é de 3,77%, correspondente ao período de março de 2023 a março de 2024. A elevação da tarifa leva em consideração o contrato de concessão do metrô, assinado em 23 de março do ano passado, conforme trecho da resolução. Devido ao reajuste, também serão atualizadas as tarifas praticadas nas linhas do transporte coletivo metropolitano que fazem integração com o metrô.

Procurada pela Light, a empresa Metrô BH, responsável pelo transporte, confirmou o aumento na data informada.

Em nota enviada à imprensa, a Seinfra destacou as obras de modernização da linha 1 do sistema, além da implantação da linha 2. Segundo a pasta, até o momento foram feitas melhorias como reformas de estações, implantação de internet wi-fi nos trens e estações e sistema de bilhetagem digital. “Ainda estão planejadas diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, o que trará mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens”, diz outro trecho do texto.

O Governo de Minas informa ainda que, até 2026, nove estações ainda serão revitalizadas. No mesmo ano, a nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada. Com relação à linha 2, a expectativa do governo mineiro é que as estações estejam em operação até 2029.

Texto atualizado às 7h49 do dia 28/06/2024 para incluir os posicionamentos da Metrô BH e do Governo de Minas Gerais