Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Amira Hissa/PBH
A partir desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na capital. Podem se vacinar idosos acima de 80 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto). Os endereços e horários de vacinação podem ser consultados no site da PBH.
A prefeitura informou que recebeu cerca de 38.200 doses, que vão abastecer as salas de vacinas de todos os centros de saúde da capital. A imunização será feita com a vacina monovalente da famacêutica Moderna, que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5. O Executivo destaca que a nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e vai substituir gradualmente todas as vacinas contra covid-19 que estavam sendo utilizadas.
Para ser imunizada, a pessoa que faz parte do grupo prioritário deve ter recebido a última dose há, pelo menos, três meses. Também é necessário apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e CPF.
É recomendável que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas. Já as puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
*Com informações da PBH