Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Diego Vara/Reprodução Agência Brasil

As chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana deixaram 90 pessoas mortas até esta terça-feira (7), de acordo com a Defesa Civil do estado. Outras 4 mortes ainda são investigadas pelas autoridades locais. Ao todo, 388 cidades gaúchas foram afetadas pelos temporais. Ainda segundo a Defesa Civil, 48.147 pessoas precisaram ir para abrigos e outras 155.741 estão em casas de familiares ou amigos.

Em Belo Horizonte, diversas instituições públicas e privadas têm se mobilizado para arrecadar doações às pessoas atingidas. Saiba onde fazer a sua doação:

Serviços Social Autônomo (Servas)

O Serviço Social Autônomo (Servas) e a Defesa Civil de Minas Gerais lançaram uma campanha para arrecadar água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Além desses itens, a contribuição em dinheiro também pode ser feita ao Programa de Proteção Emergencial do Servas, por meio da chave PIX: [email protected].

Ponto de coleta: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, BH. O local está disponível para receber doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

A PUC Minas, por meio da Pastoral Universitária, promove a partir desta terça-feira (7) a campanha institucional de arrecadação de donativos que serão enviados às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados em bom estado de conservação, cobertores e água mineral podem ser entregues nos campi e unidades da PUC Minas. Confira os endereços aqui.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio do programa Assembleia Solidária, está recebendo doações por meio do pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38 (CNPJ, Banco Banrisul).

BH Airport

Três pontos de coleta instalados no BH Airport já estão recebendo doações. Segundo a empresa, elas serão transportadas para as cidades atingidas pela companhia Azul Linhas Aéreas.

Os pontos de coleta ficam próximos aos check-ins 1, da Azul; outro ao lado do guichê de informações na entrada do saguão do aeroporto e um no canal de inspeção, na sala de embarque doméstico. Os donativos recebidos até sexta-feira (10) são: alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de higiene pessoal, roupas, ração para gato e cachorro, cobertores, travesseiros, brinquedos, fraldas, roupas íntimas e absorventes.

De acordo com a concessionária, por conta das restrições do transporte aéreo, não serão recebidos produtos de limpeza que contenham alvejantes ou que sejam corrosivos, além de produtos inflamáveis como álcool 70%, óleo de cozinha, botijão de gás, lamparina e velas.

Correios

A partir desta terça-feira (7), as agências dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e do Distrito Federal também começam a receber doações para as vítimas das chuvas que estão atingindo o Rio Grande do Sul. 

A estatal informou que está recebendo e transportando gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet – sem custo aos doadores.