Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Divulgação
O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, começa 2024 com a mão na massa e a cabeça na criatividade. O projeto Férias no Palácio – programação que acontece no período das férias escolares – oferece dez oficinas no período de 17 (quarta-feira) a 28 de janeiro (domingo), no programa Ateliê Liberdade: Arte, Cultura e Patrimônio.
As atividades acontecerão de quarta-feira a domingo, em duas sessões, às 14h e 16h, com entrada gratuita e vagas limitadas. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no local, com 30 minutos de antecedência. Crianças até 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, que também podem participar das atividades e interagir com os pequenos.
Confira o calendário das atividades:
Oficina de Isogravura: Convida os participantes a aprenderem a técnica e a produzirem suas próprias gravuras utilizando o isopor. Detalhe importante: os isopores usados na oficina são reutilizados. Dia 17/1 (quarta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 4 anos).
Oficina de Carimbos: Os participantes aprenderão a fabricar matrizes de carimbo com materiais diversos, criando padrões e designs únicos. Após a criação dos carimbos, eles terão a chance de experimentar suas obras-primas. Dia 18/1 (quinta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 4 anos).
Na rima do meu verso – escritores da Liberdade: Após visita ao interior do Palácio, os participantes serão provocados a construírem seus próprios versos e registrá-los em fanzines (publicação impressa artesanalmente em formato de livreto, feito com dobraduras, corte, colagem, escrita e ilustração), feitos por eles próprios. Dia 19/1 (sexta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir dos 8 anos).
Arquitetos da Liberdade: Com uma paleta de palitos coloridos, as crianças terão a liberdade de expressar suas ideias arquitetônicas de maneira única. Cada palito se tornará um pedaço de liberdade, materializado na forma de uma construção colorida. Nessa oficina, os pequenos poderão trabalhar suas habilidades motoras finas e o pensamento espacial. Dia 20/1 (sábado), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).
Jogos Educativos e Projeto Tabuleiro Acessível: Os jogos, além de divertidos, são importantes ferramentas para o desenvolvimento da criatividade, socialização e espírito de cooperação. O Tabuleiro Acessível vai ajudar a ampliar a acessibilidade das atividades para as pessoas surdas. Dia 21/1 (domingo), às 14h (crianças de todas as idades).
Arte Ecológica: Em um dos jardins mais antigos da cidade, os participantes serão provocados a refletir sobre a consciência ecológica, proteção do meio ambiente, sustentabilidade com equidade e justiça social por meio da arte, soltando a criatividade e utilizando materiais ecológicos. Dia 24/1 (quarta-feira), às 14h e 16h (crianças de todas as idades).
Oficina de Vitral: O Palácio da Liberdade tem vitrais coloridos e lustres em cristal que criam formas coloridas com o atravessar do sol em sua superfície. A oficina convida os visitantes a explorar as cores e formas da luz, dentro e fora do Palácio, confeccionando seus próprios “objetos mágicos de luz”. Dia 25/1 (quinta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 6 anos).
Paisagens Sonoras: Nos jardins do Palácio da Liberdade, a oficina explora os sentidos, as percepções e as experiências. Nela, os participantes estarão envolvidos em atividades diversas como alongamentos, imersão na natureza e práticas coletivas. Ao final da atividade, cada participante irá produzir um “pau de chuva”, instrumento lúdico que simula o barulho da chuva. Dia 26/1 (sexta-feira), às 14h e 16h (crianças a partir de 6 anos).
Sinalizando com Liberdade – oficina de Libras: De forma lúdica e divertida, com jogos e brincadeiras, a oficina irá apresentar às crianças a Libras, Língua Brasileira de Sinais. Não é necessário conhecimento prévio, a oficina será realizada em português e em Libras. Dia 27/1 (sábado), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).
Pintando com Liberdade o Palácio: Usando módulos recortados da imponente fachada do Palácio da Liberdade, cada criança se tornará parte de uma equipe de construção artística, unindo seus talentos para criar uma obra coletiva única. Dia 28/1 (domingo), às 14h e 16h (crianças até 12 anos).
(Com informações da Fundação Clóvis Salgado)