Por Gabriela Sales / Jornalismo Light FM | Foto: Divulgação PBH / Amira Hissa
Divulgado nesta terça-feira (02), pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o valor do reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 da capital.
De acordo com a prefeitura, o tributo teve reajuste de 4,72% e levou em consideração, o índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).
Os contribuintes que conseguirem antecipar o pagamento terão 6% de desconto no valor da tarifa. O benefício será concedido para quem pagar qualquer valor, entre o mínimo e o máximo indicado na guia, até o dia 31 de janeiro.
Já o morador que não puder fazer o pagamento antecipado, pode quitar o IPTU em até 11 parcelas, com vencimento no dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro.
A guia do imposto está disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte – www.prefeitura.pbh.gov.br – e também será enviada para casa dos contribuintes até o dia 15 de janeiro.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Fazenda, há na capital mais de 850 mil imóveis no cadastro imobiliário da capital, sendo 770 mil com lançamento de IPTU e 84 mil sem (isenção e imunidade). A pasta prevê arrecadação em torno de R$2,1 bilhões com o tributo.
Revisões de valores do IPTU
Os pedidos de revisão de valores do IPTU podem ser solicitados até o dia 1º de fevereiro, no site da prefeitura ou presencialmente no BH Resolve – rua dos Caetés, 342, centro.
Para fazer o pedido no BH Resolve, o contribuinte deve fazer o agendamento prévio pela internet.