Skip to main content

Por Gabriela Sales/ Jornalismo Light FM | Foto: Divulgação PBH

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu o aumento da tarifa do transporte público em Belo Horizonte. O reajuste de 16,6% estava previsto para entrar em vigor nesta sexta-feira (29).

Na decisão, em caráter liminar, o juiz Rogério Santos Araújo Abreu concedeu a suspensão à ação aberta por vereadores da capital. Na decisão, o magistrado justifica falando que “o sistema judiciário não pode se esquivar de decidir questões que impactam na vida de pessoas simples e humildes”.

O magistrado questionou também os mais de R$ 500 milhões de subsídios pagos às empresas de ônibus durante este ano, com a finalidade justamente de manter a tarifa em R$ 4,50.

Nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal protocolou o Projeto de resolução que pede a suspensão do aumento da passagem na capital. A expectativa é a de que a tramitação comece em fevereiro, na volta do recesso dos parlamentares.

Explicações

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Municipal, aprovou nesta quinta-feira, o envio de pedido de informações à Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), acerca do reajuste de 16,6% no valor da tarifa de transporte público na capital.