Por: Renata Valentim/Jornalismo Light FM* | Foto: Fernando Lazlo
Na celebração do aniversário de 10 anos do CCBB Belo Horizonte, o público mineiro terá a oportunidade de conferir a mostra Studio Drift – Vida em Coisas. Usando a luz como um dos elementos básicos de construção de sua arte, Lonneke Gordijn e Ralph Nauta – da dupla DRIFT –, exploram as relações dos seres humanos com a natureza e a tecnologia de forma simples e ao mesmo tempo profunda, conferindo aos visitantes a oportunidade de vivenciarem obras que tocam em elementos essenciais da vida na Terra.
Nascidos na Holanda, os artistas do DRIFT se tornaram mundialmente conhecidos pela criação de esculturas, instalações e performances que colocam pessoas, ambiente e natureza na mesma frequência. Suas obras sugerem ao público uma reconexão com o planeta e poderão ser conferidas, gratuitamente, entre 27 de agosto e 06 de novembro. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.
De acordo com Alfons Hug – curador da mostra, ao lado de Marcello Dantas –, ao escolher a luz como elemento central de suas composições artísticas, DRIFT “nos faz pensar no mundo de hoje, mas também em nossas origens, pois esta luz vem de longe e contém um vislumbre do passado remoto”.
O curador Marcello Dantas explica que existe uma racionalidade por trás das obras do DRIFT, que é a possibilidade da natureza e da tecnologia viverem em harmonia. “Seja pelo mundo biônico, seja pelo conceito de animismo, em que todas as coisas – animais, fenômenos naturais e objetos inanimados – possuem um espírito que os conecta uns aos outros”.
O animismo em DRIFT significa, por exemplo, transformar um robô numa flor, revelando o encontro entre “a projeção que fazemos das coisas e aquilo que elas potencialmente podem ser”, complementa Dantas. “Ao estudar os seres vivos e tentar emular artificialmente seu comportamento, passamos a criar uma escuta e uma linguagem que, em alguma dimensão simbólica, podem ser sincronizadas”.
SERVIÇO
Exposição: Studio Drift – Vida em Coisas
Local: Pátio e Galerias do 3º Andar doCentro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Data: de27 de agosto a 06 de novembro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Ingressos gratuitos: bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB BH
(Com informações da assessoria CCBB BH)