Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, que será pago no dia 31 de julho. O montante também contempla restituições residuais de exercícios anteriores. O contribuinte deve acessar a Página da Receita na internet ou o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.
Segundo o Fisco, serão contemplados 5,6 milhões de contribuintes. O valor total soma R$ 7,5 bilhões de reais. Assim como ocorre todos os meses, o crédito bancário é feito inicialmente aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo eles:
- 16.536 idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.740 pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 pessoas que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
A Receita informou ainda que foram contemplados 1,6 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.