Por: Jornalismo Light FM | Foto: Ricardo Laf
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta terça-feira (9), o Edital Multilinguagens da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – LMIC 2023, modalidade Fundo Municipal de Cultura. O Edital selecionará projetos culturais dos setores das artes visuais e design, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multisetoriais (que contemplam mais de uma linguagem artística). Já o Edital BH nas Telas, que é destinado exclusivamente às propostas do setor audiovisual, será publicado no dia 11 de maio. Juntos, os dois editais irão destinar quase 11 milhões de reais a empreendedores culturais do município, um aumento de cerca de 10% em relação ao ano anterior.
As inscrições para o Multilinguagens podem ser feitas de 10 de maio a 05 de junho de 2023, por meio da plataforma on-line Mapa Cultural BH. O edital, os formulários para preenchimento e o link para a página de inscrição estão disponíveis no Portal da PBH. Já o BH nas Telas terá suas inscrições abertas no dia 12 de maio.
No Fundo Municipal de Cultura os projetos são incentivados por meio de repasse direto de recursos aos empreendedores. Os editais têm o objetivo de selecionar projetos que valorizem a expressão artística e cultural da cidade e que precisam de apoio da Prefeitura. Assim como ocorreu nas edições mais recentes, uma das mais importantes premissas dos editais do Fundo Municipal de Cultura é a desconcentração de recursos, ou seja, a seleção de projetos de todas as regiões da cidade. Buscando favorecer o desenvolvimento das regionais do município, bem como de seus artistas, agentes, coletivos, grupos e instituições culturais, de maneira equilibrada e igualitária, cada Regional de BH tem assegurado ao menos 3% dos recursos do Fundo.
(Com informações da PBH)