Por: Jornalismo Light FM | Foto: Divulgação/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza desta quinta-feira (23) até sábado (25) a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O tema desta edição é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Durante o evento, os 1.100 delegados eleitos por moradores das nove regionais da capital vão discutir ações para melhoria da saúde pública e debater propostas para os planos estadual e nacional de saúde. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde.
Durante os três dias da conferência, acontecerão debates, grupos de trabalho e plenárias a partir dos eixos temáticos “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
A abertura da Conferência será nesta quinta-feira (23), a partir das 17h, na FAMINAS (Avenida Cristiano Machado, 12.001, bairro Vila Clóris), com as presenças da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Pádua Aguiar; da promotora de Justiça de Defesa de Justiça de Saúde de Minas Gerais, Josely Ramos Pontes; do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães; e da 1ª secretária do Conselho Estadual de Saúde, Gláucia de Fátima Batista.
Para que a Conferência Municipal de Saúde pudesse acontecer, foram realizadas 152 conferências locais, 3 conferências livres, 9 conferências hospitalares e 9 conferências distritais, com a participação dos usuários, trabalhadores, gestores da Rede SUS-BH.
(Com informações da PBH)