Skip to main content

Por: Jornalismo Light FM
Foto:
Reprodução

O metrô de Belo Horizonte voltou a circular nesta sexta-feira (7) com a capacidade total dos trens entre 5h15 e 23h. A decisão foi comunicada pelo Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) em assembleia realizada ontem (6).

As atividades chegaram a ficar totalmente paralisadas na quarta e quinta-feira desta semana. Uma nova assembleia da categoria está marcada para a próxima terça-feira (11). O encontro vai definir a continuidade ou não do movimento grevista, que poderá acontecer em dias alternados.

Entenda a greve

Os metroviários são contra o processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 24/08.

De acordo com o edital de concessão do metrô para a iniciativa privada, publicado no último mês (23/9), está prevista a ampliação da Linha 1 (Eldorado – Vilarinho) a partir da construção de uma nova estação no bairro Novo Eldorado, em Contagem, na região metropolitana, além da construção da Linha 2, que ligaria o bairro Nova Suíça ao Barreiro. O leilão está marcado para o dia 22 de dezembro deste ano e o lance mínimo é de R$19.324.304,67.

Os movimentos grevistas começaram no dia 25 de agosto. Os trens funcionaram com 60% da capacidade em intervalos de 20 minutos entre as viagens fora dos horários de pico em dias úteis. Os metroviários temem a demissão de aproximadamente 2 mil funcionários concursados da CBTU, além do aumento do valor das passagens.