Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (6), eleitores de todo o país têm o prazo de seis meses para resolver pendências relacionadas ao título eleitoral. O cadastro será fechado no dia 6 de maio de 2026. No próximo ano, os brasileiros voltam às urnas para eleger deputados, senadores, governadores e presidente da República.

O primeiro turno de votação será no dia 4 de outubro. Já o segundo, caso necessário, no dia 25 do mesmo mês.

Entre os serviços que podem ser solicitados à Justiça Eleitoral estão a primeira emissão do título, transferência ou revisão, além do cadastramento biométrico.

Como solicitar atendimento

No caso de Minas Gerais, o alistamento eleitoral, transferência e revisão do título de eleitor podem ser solicitados presencialmente, em qualquer cartório eleitoral. Os documentos exigidos são:

  • documento oficial de identificação;
  • comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses);
  • para homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos, também é necessário o certificado de quitação do serviço militar.

Para o atendimento presencial, o agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (148). O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O eleitor já sai do cartório com o título em mãos. Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Atendimento on-line

Quem já tem a biometria cadastrada pode solicitar os serviços relacionados ao título pela internet, usando o Autoatendimento Eleitoral. Além dos documentos acima, será necessário anexar uma fotografia em estilo selfie, segurando o documento de identidade ao lado do rosto.

Após o envio da solicitação, o eleitor pode acompanhar o processamento do seu pedido pelo Autoatendimento Eleitoral. Quando ele for concluído, não será enviada via impressa do título para a casa do eleitor. Ele poderá consultar os dados da sua inscrição, incluindo o local de votação, no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular. Também poderá imprimir o documento em casa, usando a opção Imprimir Título Eleitoral no Autoatendimento Eleitoral.

Voto obrigatório x voto facultativo

O alistamento eleitoral é obrigatório para os cidadãos brasileiros que têm a partir de 18 anos e menos de 70, e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.

Os jovens que completam 18 anos até a data do 1º turno das Eleições 2026, em 4 de outubro, já devem votar, por isso, precisam solicitar a emissão do título de eleitor até 6 de maio. Jovens que estão agora com 15 anos e, portanto, terão 16 e poderão votar em 2026, já podem solicitar a primeira via do título de eleitor.

*Com informações do TRE-MG

Capa da música Plataforma Light FM 103.9