Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Motociclismo
O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) sancionou a lei que revoga o título de capital do “grau”, atribuído a Belo Horizonte em 2022. A revogação consta na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Município (DOM). A manobra, também conhecido como wheeling, consite na prática de “empinar” bicicletas ou motos.
O projeto que pediu a revogação foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Sargento Jalyson (PL) e aprovado em definitivo no dia 11 de agosto. Segundo o parlamentar, a manobra é uma atividade perigosa que gera acidentes e, consequentemente, sobrecarrega o SUS, aumentando a fila de cirurgias ortopédicas, por exemplo.
Entenda o título
A lei que declarou Belo Horizonte a capital nacional do “grau” foi sancionada em agosto de 2022 pelo então prefeito Fuad Noman (PSD). A proposta de reconhecimento foi apresentada pelos ex-vereadores Bim da Ambulância e Léo, que argumentaram que a medida poderia trazer mais oportunidade de esporte, lazer e turismo para a cidade.
O termo “wheeling”, utilizado nos Estados Unidos, é definido como o movimento de empinar e girar um transporte de duas rodas, ou seja, a execução de manobras radicais em motocicletas ou bicicletas. No Brasil, a prática é mais conhecida como “grau” e, apesar de ser realizada frequentemente de forma inadequada por motoqueiros em bairros e vilas da cidade, também é considerada um esporte, desenvolvido em locais apropriados, com o devido treinamento e medidas de segurança.