Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (4), às 10h, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, da cerimônia de lançamento do Programa Gás do Povo. A iniciativa vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) para 15,5 milhões de famílias brasileiras.
O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) também participa do evento, além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outras autoridades.
Segundo o governo federal, o Gás do Povo substituirá o atual Auxílio Gás. Em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas.
Quem tem direito
Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.
O pagamento do programa poderá ser acumulado com outros benefícios e auxílios federais.
Haverá limite de quantidade?
Segundo o governo, cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar, sendo:
- até três botijões para famílias de dois integrantes;
- até quatro para famílias com três integrantes;
- até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros.
Quando o benefício começará a valer?
O programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. A previsão é que os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias.
Como o beneficiário vai acessar o benefício?
O beneficiário vai retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários.
A autorização para a retirada se dará com quatro possibilidades ainda em fase final de detalhamento: aplicativo (VALE DIGITAL), cartão específico para o programa, QR Code (VIA CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA OU AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) e cartão do Bolsa Família, conforme o caso.
A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica na revenda habilitada.
*Com informações do Palácio do Planalto