Skip to main content

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM
Foto: Adão de Souza/PBH

Diante do aumento de casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decretou situação de emergência no município. O decreto foi publicado nesta quarta-feira (30) na 2ª edição do Diário Oficial do Município (DOM) e tem validade por 180 dias, a partir de hoje, podendo ser prorrogado, se necessário.  

Com a publicação do decreto, a capital mineira poderá receber mais recursos dos governos federal e estadual, reforçar a contratação de profissionais, ampliar o horário de funcionamento de unidades de saúde, abrir novos serviços para atendimento da população e ganhar mais agilidade no processo de compra de equipamentos, insumos e medicamentos. 

De acordo com a PBH, nas últimas semanas, o município registrou aumento no número de atendimentos a pacientes com quadros respiratórios nos centros de saúde e nas UPAs. Em março, foram 42.435 atendimentos. Em abril, 63.217. 

Também foi registrado aumento nas solicitações de internação hospitalar, especialmente para leitos pediátricos entre as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos.  

Vacinação contra a Gripe  

A Prefeitura ampliou a aplicação da vacina contra gripe para toda a população, a partir de 6 meses de idade. As doses estão disponíveis nos 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras.

Os locais e horários de vacinação devem ser verificados no portal da PBH

Teleconsultas

A Prefeitura oferta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, teleconsultas para atender pessoas com quadros clínicos de menor gravidade, como resfriados, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo.  As consultas on-line são realizadas para todos os moradores da capital, a partir de dois anos de idade e cadastrados em um dos 153 centros de saúde.  

Caso o cidadão não tenha cadastro em uma unidade básica de saúde, ele deve buscar o local de referência para esse processo. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Posteriormente, basta acessar a plataforma on-line para se cadastrar e passar a utilizar o serviço.