Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: TRE-MG/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou que o domingo de votação foi tranquilo em Belo Horizonte e Uberaba, as duas cidades mineiras onde houve segundo turno para prefeito. Em BH, o candidato Fuad Noman (PSD) foi reeleito com 56,73% dos votos. Na cidade de Uberaba, Elisa Araújo (PSD) também venceu a disputa e foi reeleita prefeita, com 55,6%.
De acordo com o TRE, em Belo Horizonte, oito urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, o que representa 0,17% do total de seções eleitorais. Em Uberaba, também foram oito urnas substituídas, 1,03% do total.
No primeiro turno, foram 25 (0,52%) substituições em Belo Horizonte e 43 (4,97%) em Uberaba.
A equipe de segurança não registrou nenhuma ocorrência de crime eleitoral ou propaganda irregular. No entanto, no bairro Vista Alegre, região Oeste da capital, uma escola estadual foi invadida durante a noite, mas sem danos nos materiais de votação.
No primeiro turno, foram registradas 599 ocorrências, em Minas Gerais, sendo dez em Belo Horizonte e três em Uberaba.
Teste de Integridade
O Teste de Integridade, realizado com sete urnas de Belo Horizonte e uma de Uberaba, foi concluído com sucesso. Nessa auditoria, que simula uma votação com os candidatos reais, votos registrados em cédulas de papel são replicados nas urnas eletrônicas. Em todas as urnas eletrônicas submetidas ao teste no segundo turno, o resultado da votação manual correspondeu ao boletim de cada urna eletrônica, comprovando que o equipamento registra corretamente todos os votos digitados.
*Com informações do TRE-MG