Skip to main content

PBH vai investir R$ 20 milhões na folia

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM

Foto: Alexandre Guzanshe/Belotur/Divulgação

A próxima edição do carnaval de Belo Horizonte será realizada do dia 15 de fevereiro ao dia 9 de março de 2025.

O calendário oficial da folia foi anunciado nesta quinta-feira (19), pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). A expectativa é atrair meio milhão de foliões a mais do que no Carnaval de 2024, quando registrou 5,5 milhões de pessoas. 

A festa já tem um orçamento garantido de R$20 milhões, que devem ser liberados ainda este ano. Deste montante, será investido 38% no patrocínio aos blocos de rua.

A Prefeitura de Belo Horizonte também assinou hoje um convênio com o Sebrae Minas para elaboração de um estudo que viabilize a sustentabilidade financeira e a geração de renda de blocos e escolas de samba ao longo de todo o ano.

Cadastro de ambulantes

O cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2025 começa em dezembro. Após comerciantes enfrentarem grandes filas para realizar a inscrição, a próxima edição da folia terá formato híbrido: presencial e on-line. A entrega das credenciais será realizada em fevereiro. Em 2024, quase 21 mil pessoas foram credenciadas para trabalhar como vendedores ambulantes no carnaval.

Novidades

Entre as novidades anunciadas, está o circuito gastronômico ao longo do trajeto dos foliões, além da instalação de uma vila gastronômica na Praça Rui Barbosa.

No total, 13 centros culturais e 58 parques municipais estarão abertos para ensaios dos blocos de ruas, escolas de samba e blocos caricatos, mediante agendamento prévio com os órgãos responsáveis.

A Guarda Municipal também vai disponibilizar pontos de atendimento fixos nas regiões Leste e Centro-Sul com objetivo de oferecer acolhimento inicial às mulheres vítimas de assédio durante a folia na capital.